domingo, 26 de fevereiro de 2012

Design: Irmãos Campana

Leitores legais do Ziperama, temos novidade por aqui! Não é novidade alguma que vira-e-mexe eu posto alguma coisa de design e afins. Sou apaixonado por arquitetura, amo ler sobre os movimentos artísticos que já aconteceram pelo mundo e até cursei quase dois anos de Design Industrial na Universidade Estadual daqui de Santa Catarina, a Udesc. 
Por isso, o blog ganhará a partir de hoje mais um quadro especial! Posts sobre as novidades do design, com muitas imagens e conteúdo, que tal? 
Para isso, recrutei um quase-designer para me ajudar! O José Victor tem 18 anos e cursa Design na Universidade Federal, a UFSC. Ele acompanha diversos blogs do meio e vai selecionar o que houver de mais legal pra contar aqui no Ziperama. 
No post de hoje, ele falará sobre dois irmãos que, não contentes em ganhar o mundo do design, querem dominar o mundo da moda também!



Criadores dos Estúdios Campana há mais de 20 anos (finzinho da década de 80), os irmãos Fernando e Humberto (surpreendentemente de mesmo sobrenome) começaram a carreira criando peças feitas a partir de objetos reutilizados e de qualquer tipo de materiais que são encontrados no nosso cotidiano. Esse diferencial nos faz perceber o quanto o design e a arte estão entrelaçados na nossa vida, e é isso que você vai conferir nesse post.


Com esse diferencial marcante, aos poucos eles foram recebendo o suado reconhecimento. Em 1994 eles se consagraram ao expôr suas obras no MOMA, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (tradução livre de Museum Of Modern Art… opa, pensei em inglês!). Importante ressaltar que eles foram os primeiros designers brasileiros a conseguir esse mérito, mérito esse proveniente de suas obras simples e ao mesmo tempo simplesmente fantásticas, tais como a linda poltrona vermelha.

Toda confeccionada em aço inox e corda vermelha, a poltrona vermelha tornou-se algo muito maior que a carreira dos irmãos. Ela é um marco mundial do design.
Olhando de longe, o processo de construção até parece fácil, mas eles tem toda uma técnica pra entrelaçar a corda. Eles tinham a base de aço e 500 metros de corda vermelha nas mãos. Além de pensar no diferencial dos materiais e na estética da poltrona, eles também precisam pesquisar toda a ergonomia, na resistência do produto final e, percebam, a corda que dá a estrutura da poltrona em si também faz o papel do estofamento. Incrível, né?

Depois de lançar a poltrona eles definitivamente seduziram o mercado italiano de design. Fechando parceria com a Edra, fábricante de móveis, eles só conseguiram ampliar o seu espaço no mercado mundial de design.


Dentre os materiais utilizados em suas obras estão listados papelão, corda, pedaços de madeira, retalhos de tecidos, papel emborrachado (EVA), ursinhos de pelúcia e até ralos de banheiro!!
Muita coisa, né? Mas calma, ainda tem mais!

Com uma carreira mais do que consolidada, os irmãos Campana já foram convidados por diversas marcas para criar peças exclusivas e assinadas em diversas coleções. Quem não tem uma vizinha que usa uma sapatilha Melissa dessas?

As jóias pra H.Stern ficaram lindas e têm realmente a marca dos irmãos, mas eu quero saber mesmo dessas camisas lindas da Lacoste. Que vontade de sair assim na rua! Vão pra minha wishlist natalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.